Os sistemas centrais de ar condicionado podem ser divididos em dois tipos, sistemas centrais por expansão direta e sistemas centrais por expansão indireta.
Sistema central por expansão direta.
Permite a utilização de apenas um equipamento para climatizar uma ou diversas áreas amplas através de rede de dutos. Sua unidade evaporadora é instalada dentro de uma casa de máquinas e o nome de expansão direta é dado devido a troca de calor direta do condensador com o ar. Fazem parte desta família de equipamentos os seguintes tipos: Splitão, Self Remoto e Self Acoplado. São vantagens deste sistema; A distribuição homogênea do ar pelo ambiente a ser climatizado, o controle centralizado da temperatura e o baixo nível de ruído.
Sistema central por expansão indireta.
Esse tipo de solução utiliza unidades resfriadoras (Chillers) por onde o processo de resfriamento da água é realizado e em seguida a mesma é distribuída pelos vários equipamentos de tratamento de ar, como UTAs e Fan-coils. Nesses equipamentos existe uma serpentina por onde circula a água gelada e o ar a ser tratado passa através dela causando o seu arrefecimento e em seguida a climatização dos ambientes.
Essa solução é normalmente utilizada para climatização de grandes áreas e sistemas especiais como:
- Shopping Center;
- Data Center;
- Hospitais;
- Indústrias;
- Empreendimentos corporativos;